Biografia de Manoel de Freitas

Sabe-se que ele nasceu em Campinas estado de São Paulo. Era professor primário, gostava de ler.
Mudou de São Paulo para o estado de Goiás. Chegando na região do  municipio de Silvania, começou a trabalhar no que apareceu. Foi trabalhar no campo como agricultor.  Conheceu e casou-se com Sebastiana Ferreira , em aproximadamente 1940, com quem teve 19 filhos.


Segue algumas curiosidades que seus filhos lembram sobre ele :
  • Ele gostava de levantar cedo e seu café da manhã era comida esquentada do jantar com ovos fritos; 
  • Era um pai muito carinhoso , chamava os filhos menores e pedia para fazer uma fila, eram muitos né, e dizia vem dar um "upa" no papai. , “upa” era uma forma carinhosa de ele chamar o abraço e o beijar. 
  • Ele gostava muito de jogar baralhos.  
  • Ele era um homem muito inteligente, frequentou a igreja adventista do 7 dia, ele gostava de cantar o hino cristão “Oh! Quão cego andei” , sabia muito sobre treinamento de atletas olímpicos e gostava muito e treinava um dos filhos, o Leônidas.
Manoel de Freitas e sua esposa Sebastiana Ferreira se fixou em Silvânia, onde comprou uma propriedade na região denominada Rio Preto. e onde a maioria dos filhos (vide relação aqui) nasceram.  Essa propriedade tinha tinha uma casa grande com onze cômodos e uma venda que atendia os que moravam perto. 
 
Em 1960, Manoel de Freitas que era aventureiro, a certa altura resolver vender a propriedade que tinha e seguiu rumo a Brasília - DF, onde adquiriu, com a venda da propriedade da família, negociou a comprou um imóvel comercial na promissora capital federal, o imóvel era restaurante a parte de cima e um comercio na parte de baixo. Como Brasília estava apenas começando, e não podia esperar muito para o retorno dos investimentos, ele então no mesmo ano ele vendeu essa propriedade e  acabou voltando com a família para a cidade de Silvânia. 

Pouco tempo depois a família muda para a região do município de Jussara GO no mesmo ano, a família morou em dois lugares, em duas fazendas na região.

Enquanto a família estava morando em Jussará, nasceram os filhos mais novos, como a Deusa de Freitas que nasceu em 12 de outubro e infelizmente, quando a dona Sebastiana estava com apenas 18 dias de resguardo, o sr. Manoel de Freitas veio a falecer, era 30 de outubro de 1964, acometido de febre amarela. 
 
Com a morte do patriarca a família enlutada volta para o município de Silvânia, porque ali morava alguns parentes e conhecidos, portanto uma viúva pobre e com filhos pequenos poderia encontrar alguma ajuda.  Ficaram neste lugar até 1966.
 
Manoel de Freitas era um exímio nadador de longas distâncias.  Segundo conta a historia, aconteceu um pequeno campeonato de travessia do Rio Paranaíba, que é o rio que faz a divisa  entre o estado de Goiás e Minas Gerais. Manoel Ferreira atravessou todo o rio a nado e ganhou uma mula como troféu. Os filhos mais velhos contam que ele pôs o nome dela de Lembrança, para toda vez que chama-la estaria lembrando do feito que ele tinha realizado, essa mulinha ficou na família até a morte, bem velhinha. 


No ano de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário - Batalhão Mauá foi transferido para a cidade de Araguari MG com a missão de integrar a Capital Federal ao sistema ferroviário nacional. O trabalho foi iniciado com a construção do trecho Pires do Rio GO a Brasília DF. Com essa iniciativa abriu uma frente de muito trabalho na região, foi então que em meados de 1966 a família muda para o município de Pires do Rio , onde os filhos mais velhos foram procurar entrar nesta fila de trabalho. 
 
Em 31 de janeiro de 1975 a dona Sebastiana Ferreira Freitas com os filhos solteiros mudam para Goiânia, a capital do estado .



Nesta foto (casamento) da direita para esquerda: Manoel de Freitas, Sebastiana Ferreira e Geralda Ferreira. Infelizmente temos muito pouca de informação documental de Manoel de Freitas, acredito que a única foto é a que temos postada abaixo.


Fonte e referências:
Anotações e memória dos filhos.
http://www.2bfv.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=90

Nenhum comentário:

Postar um comentário