Biografia da Alaíde de Freitas

AutoBiografia 

Eu nasci na Fazenda Rio Preto  município de Silvânia GO, onde a maioria dos meus irmãos nasceram, essa  fazenda era do nosso pai, só não  nasceu nesta fazenda, foram
Filomeno, o Francisco e a Deusa, todos foram no Rio Preto. O Jefferson foi quem cuidou de mim quando criança ,aliás cuidou com muito carinho e paciência, porque eu era chorona e enojada dimais da conta.

Aos cinco anos. Eu virei babá da Altair, deixei de ser dela e passei a ser babá do meu querido irmão Órion. Este infelizmente veio a falecer com mais ou menos uns dez anos de causa desconhecida. Nesta época já era  babá do Ivam. Depois, fui baba do Francisco e depois passei a ser  babá do Filomeno um tempinho depois, cuidava dos dois ao mesmo tempo. Porque nasceu outro bebê chamando Mauro, que moreu de causa desconhecida também. Ai minha  não quis mais morar em Silvânia. Mudamos pra Jussara. Morava-mos em um rancho, que só tinha a parti de cima dos lados não havia paredes. Quase morria de medo e frio moramos pouco tempo.
Mudamos pra outro racho novo. Mas também de pau a pique. Moramos pouco tempo infelizmente nosso pai veio falecer também de causa desconhecida.
Aí voltamos para Silvânia GO.

Passávamos por grandes dificuldades, alguém falou para o Jefferson, que era um dos mais velhos e anda solteiro  que, havia chegado uma Firma lá e tinha muito emprego. Fomos para Pires do Rio  .realmente havia .era a companhia do Batalhão Mauá abrindo o chão fazendo estrada  de ferro  ,estávamos ,em plena repressão e uma verdadeira recessão. Mas os rapazes de casa, foram trabalhar nesta companhia .ai nós  também começamos trabalhar e as coisas foram melhorando. Ai havia muitos rapazes de fora que foram morar lá  na mesma situação que nós. Era época dos namoradinhos, coisas  sem compromisso.

O tempo foi passando apesar da recensão fomos melhorando, alguns tempos depois conheci meu amado João Campos, ai foi amor a primeira visita. Quando olhei para aqueles olhos. Que horas eram verdes  da cor do mar e horas eram azuis da cor  do céu,  meu coração meu coração palpitava quando o  via pelas ruas da cidade, eu morrendo de vontade de namorar, com ele de verdade, mas demorou um bom tempinho. Só em meados de 1964 a 1965 q começamos um namoro mas sem compromisso nenhum. Porque ele estava estudando, para fazer o concurso da rede ( Rede Ferroviária Federal). A função dele era pra auxiliar de maquinista . De vez em quando dava tempo de dar umas voltinhas, imagina a minha felicidade, não tinha nada igual. Cada dia mais apaixonada por aqueles olhos verdes e azuis. Passou no concurso em primeiro lugar. Logo começou a trabalhar mas com sede na cidade de Goiânia, fiquei um pouco triste, mas ele viajava bastante para pires do rio. Ai era tudo de bom. Assim foi a GO até 1972 que resolvemos  nós casarmos , e o Alexandre, meu primogênito, nasceu em novembro de 1973 E em 1976 nasceu a minha filha Adriana, ai pronto virei ,dona de casa filhos e marido.
O Alexandre passou no vestibular em Uberlândia MG com 15 anos ,saiu de casa com está idade mas tudo bem, não é tão bem porque o aperto é grande de mais ,mais faz de conta que estava tudo bem. Ai foi a vez da Adriana, tudo bem sem problemas no vestibular. Depois tudo bem na faculdade. No dia da colação de grau da Adriana eu disse agora sou eu ,que vou estudar,só q eu não tinha nem um documento escolar.

Mas aqui perto tem uma escola municipal, ai pedi pro meu amado joão campos ir lá ver ,se eu teria uma oportunidade de alguma coisa porque não tinha ideia de como começar, o q fazer, nem por onde começar. No outro dia o meu amado João foi lá na escola municipal chegando lá quem o atendeu foi a coordenadora ai meu amado explicou tudo que eu já  estava  com 40 anos era alfabetizada mas não tinha nem uma documentação escolar. A coordenadora disse é aqui comigo mesmo. O curso noturno da nossa escola,são para  estás pessoas. Só que  não temos nem supletivo nem eja é um curso normal só que é para adulto a partir dos 14 anos. O meu amado disse é esse q quer.ela está com 40 anos, a coordenadora disse se o senhor quiser já pode fazer a matricula e a noite já pode começar a frequentar as aulas hoje mesmo as aulas iniciam as 19 horas e terminam as 22 .meu amado fez a matricula, e a noite levei os documentos pessoais. Pronto início meu sonho. ....Estudei nesta escola 4 anos. Sem fatar uma aula terminei com louvor.

Bom, terminei parte do ensino fundamental, fui para um colégio estadual, estranhei, porque, eram vários professores, várias matérias, mas tudo bem fui ,terminei o ensino fundamental. Aí falei pro meu amado, estou cansada vou parar ,agora já tenho o meu documento do ensino fundamental vou parar .meu amado me disse não vai parar, porque vc estudando eu também estudo e ele  já estava fasendo faculdade mas mesmo assim ele adorava me ajudar, nos meus aprendizados. Aí  dei continuidade aos meus estudos por causa dele, que me pediu pra  continuar porque ele também estava aprendendo. Coisas q não tinha visto, o q havia esquecido,  ele amava estudar. Bem terminei o ensino médio, sem faltar uma noite ou uma aula .tivemos uma festa muito  massa,tevê até champanhe!
Bem ai meus professores queriam q prestasse vestibular de nutrição porque gosto de cozinhar, mas descobri um curso maravilhoso, no (ifg) curso demorado cinco anos adorei o curso e outros tantos que pude fazer enquanto estava estudando nos  horários  alternativos,por exemplo estes  são os que fiz ,espanhol. literatura , eventos e secretária e recepcionista só  q nesse meio tempo meu amado João Campos foi morar no céu,mas como prometi fui até o ultimo dia ,fizemos varias homenagens a ele  lá.
Encerrou a vida dele e também meus 20 anos de estudos sem interrupção.
Agradeço meu amado João Campos por tudo, se não fosse por ele não teria chegado onde cheguei. Obrigada meu amado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário